terça-feira, 12 de junho de 2012

Tinhoso


Óia que lá vem o capirobo
Bicho véi assanhado
Ovelha malhada
Em pele de lobo
Óia que ele nem disfarça
Capeta véi brabo
Jumento danado
Emprenhando tudo quanto
É égua dos outros
Arrepara de junto do boqueirão
Em riba do igarapé
Defronte o riachão
Da granja de véi Mané
E num posso ser mais preciso
Te benze, muié
Que o bicho é maliço
Pega o terço muié
Daquele que a conta é o dente
Do padim Pade Cíço
Que foi o que me disse
Aquele benzedor do Juazeiro
Ele sabe das coisas
Ele vive do ofício
Que me valha nossa senhora
Mãe da estrela de Nazaré
Me venha São Benedito
Preto bom, que sabe o que quer
Que o derrube nos mares
O grande Agbê
Que o cace com lanças
O silvo de Agué
E que as flechas de Sebastião
Matem o que malaqué
Valei-me Davi
Rei de Israel
Valei-me Loko
Rei do Daomé
Santo Abelardo
Santo Abílio
Santo Adauto
São Licínio
São Leobaldo
São Teobaldo
Eu nem sei quem são
Mas afastem o filho da mula
O parido de quenga
O palavra chula
Que valha o roncador
E a criva do crivador
E o meião socado no pulo
Óia que ele nem dissimula
O são que houver do fogo
E o da fagulha
Santa Cristina
Santa Ana Júlia
E Adelina
E a Santa de Caucutá
E a Santa da santulha

Valei-me que vem chegando junho
E o cara preta a gente enxota
Que se a reza não for direita
Ele vai e volta
Quando vai leva nosso amor
Nossa mãe, nossa mulher
Nosso tambor
Óia que ele leva o pão
Que ele mesmo amassou
Leva o boi brabo e o boi manso
Faz mingau do bico do pato
E cozido do pescoço do ganso
E quando volta
O filho de mãe niuma
(que num tem mãe que cague tal desgracença)
Ele volta com raiva
Com as labareda de fogo
Se esconde em casa de taipa
Se banha em chiqueiro de porco
E queima o que vive
E o que já desviveu no caminho
E come o que tem boca
E o que nem tem mais focinho
Enraba o que tem rabo
E o que tem, mas é metido a brabo
E faz do açude, do rio, da lama, da pedra bruta
Da terra molhada e da terra enxuta
Um grande salão de chão batido

Óia meus santo tudo
Valei-me desse diabo da seca
Ou pelo menos
Me deixa vivo até outubro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário